Seguidores

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Projeto Praia Limpa 2010

Projeto Praia Limpa encerra com gincana das escolas em Boa Viagem




O Colégio Santa Bárbara, localizado no bairro da Imbiribeira, no Recife, foi o grande o vencedor do Projeto Praia Limpa 2010, realizado pela Globo Nordeste em parceria com a Prefeitura do Recife. O encerramento ocorreu na manhã deste domingo (28), na praia de Boa Viagem, com show do palhaço Chocolate e gincana que envolveu 40 escolas públicas e privadas. Além das medalhas e do troféu, os três primeiros lugares ganharam um computador. O segundo lugar ficou com a Academia Cristã de Boa Viagem e o terceiro lugar com o Colégio e Curso Vencer.


A gincana ocorreu nos quatro quilômetros da orla de Boa Viagem. Cada escola ficou responsável por cem metros de praia. Das 8h às 11h, os estudantes apresentaram uma peça de teatro e entregaram saquinhos para banhistas, comerciantes e turistas nas suas áreas que eram identificadas por placas indicativas. Os participantes também precisavam manter a área sempre limpa. As atividades foram avaliadas por uma comissão julgadora formada por 12 pessoas que passaram em cada área.

O resultado foi divulgado no final da manhã deste domingo durante a cerimônia de encerramento no palco montado próximo ao Edf. Acaiaca. Segundo a professora da escola vencedora, Maurina Arruda, um dos diferenciais da equipe foi a criatividade. “Estamos muito emocionados com o primeiro lugar. Nos dedicamos muito, principalmente, essa semana. Apresentamos murais e uma peça que mostrou como era a praia nas décadas de 60, 70 e nos dias atuais para que as pessoas percebessem como tudo mudou em relação ao lixo”, contou. Os estudantes ainda se vestiram com roupas de banho de cada época e montaram coreografias com músicas da época.

A criatividade foi o destaque entre os estudantes. Alexandre Carneiro, 12 anos, da sexta série da Escola Municipal Professor Antônio de Brito Alves, da Mustardinha, vestiu-se de polvo para chamar atenção de quem passava pela orla. “Queria mostrar a população que o polvo tem vários braços e não polui o mar e nós, que temos apenas dois, conseguimos fazer tanto estrago”, explicou. Essa é a primeira vez que a escola participa do Praia Limpa.

O vendedor de picolé Severino Leandro, 52 anos, acompanhou toda a atividade nos quatro quilômetros, onde a gincana estava sendo realizada. “Esse projeto é um grande avanço. Vejo muitas pessoas pedindo sacola e jogando tudo no lixo. Isso é bom para todos nós”, avaliou. O motorista Lindomar Pelonhas, de 32 anos, destacou o empenho dos estudantes. “Essa ação ajuda crianças e adolescentes a multiplicar a ideia de que precisamos cuidar do nosso meio-ambiente. Eles são os adultos de amanhã”, comentou.

Mais de duas mil pessoas estavam envolvidas no projeto. Todos os estudantes participantes ganharam certificados e bonés. O Projeto Praia Limpa iniciou em setembro de 2009 e finalizou essa edição neste domingo. Para o diretor de marketing da Rede Globo Nordeste, Iuri Leite, o grande resultado do projeto é o envolvimento de toda a população e das escolas. “O Praia Limpa vai além da praia e promove a conscientização ambiental da população também para manter a cidade limpa. E ver as pessoas colocando o lixo no saquinho é prova de que o projeto tem que continuar. Essa é uma ação a longo prazo”, disse.

O troféu para o primeiro lugar foi entregue pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente, Roberto Arraes, que fez uma avaliação positiva do Praia Limpa. “Essas ações estimulam a consciência para uma cidade limpa. A praia é um espaço público que envolve lazer, economia e natureza. É uma responsabilidade de todos e de todas”, afirmou.


Fonte: http://pe360graus.globo.com/praialimpa/

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails