Seguidores

sábado, 5 de março de 2011

Projeto Pedagógico: Sobre Rodas

A culminância do Projeto foi em Ritmo de Carnaval (Não estou mais em uma escola cristã protestante). Tentamos fazer um dia onde as crianças demonstrassem o que aprenderam, mais a cultura carnavalesca.


Fiz uma paródia sobre o semáforo:

Ritmo: Ó abre alas!

 
 
Se estiver verde eu posso passar!!!
Se estiver verde eu posso passar!!!!
Se ficar amarelo tenho que me ligar...
Vai fica vermelho e temos que parar...(2x)
Parar, parar, parar, Pará-rá-rá e acidentes evitar (2x)



Marinheiro pequenino, bebeu água e foi deitar.
Acordou todo assustado, sua cama era o mar!

(Parlenda)


Agradeço todos os elogios como mãe dedicada!Coruja não!!
(A coruja é o símbolo da sabedoria, e tbm do meu curso. Mas não gosto da expressão mãe coruja, nem da fábula. Mães precisam reconhecer os filhos que tem! E e eu sou assim!!)


• Apresentação:


O homem sempre teve necessidade de se deslocar de um lugar a outro em busca de alimentos, outros bens e serviços essenciais para sua vida. Sabendo do importante papel transformador da sociedade que a Escola e a Educação possuem, nos últimos anos, dentro das Políticas Educacionais o “trânsito” tem sido abordado como um tema transversal para colaborar na formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis, refletindo assim na solução desses problemas.

• Justificativa:

Desenvolver os valores essenciais à vida e à convivência socialmente justa por meio da Educação e do Ensino para o Trânsito. Também tem como objetivo levar ao entendimento dos alunos, a importância e a relevante prática que se faz necessária no bom relacionamento de todos os cidadãos que fazem parte do trânsito, bem como a devida e indispensável atenção e respeito, para que haja a harmonia tão almejada, os bons hábitos e as atitudes adequadas. Sinalizando principalmente a segurança dos passageiros pequenos com o uso conscientes a cadeirinha e bebê conforto.

• Objetivo geral:

Os alunos do maternal poderão compreender através deste projeto que a roda está muito presente em nosso dia-a-dia. E que a roda do carro do papai, poderá ser comparada com os biscoitos do seu lanche e assim relacionar outros objetos a essa forma geométrica. Como também desenvolver atitudes de responsabilidade com o trânsito. A conscientização do o uso da cadeirinha para segurança das crianças.

• Objetivos específicos:

• Identificar a Educação para o Trânsito como fator de segurança pessoal e coletiva;

• Trabalhar as virtudes importantes na vida em sociedade, tais como: paciência, tolerância, responsabilidade, coleguismo, humildade etc.

• Observar o movimento de pessoas dentro da Escola;

• Desenvolver a atenção e a percepção, aplicando-as à obediência à sinalização de trânsito;

• Registrar comportamentos dos motoristas e pedestres nas vias públicas


• Motivar a reflexão das ações praticadas no trânsito, buscando mudanças positivas.

Metodologia (registro das atividades a serem desenvolvidas no planejamento diário)

-leitura não convencional de textos informativos variados;

- filmes sobre o tema;

- pesquisas;

- entrevistas;

-Músicas;

- consultas às informações sobre o tema;

- criar e desenvolver power point;

- realizar passeio com velocípedes

- gincanas;

- painéis sobre trânsito;

- Aprender e decifrar algumas unidades usadas nas placas de sinalização.

Recursos Utilizados:

• Aparelho de DVD,

• TV

• Filmes de DVD,

• Aparelho de som portátil,

• CD's diversos,

• Máquina fotográfica digital.

Produto Final (registro do fechamento do projeto)

A avaliação do “Obre Rodas” se dará durante todo o processo pedagógico, de maneira que a educadora possam obter informações e dados indicativos do aprendizado que pode ser medido através da participação, interesse, entusiasmo e desenvolvimento das práticas.
Referência (fonte de pesquisa).

http://www.colmagno.com.br/
http://www.detran.ba.gov.br/
http://recantodasletras.uol.com.br/


0 comentários:

Related Posts with Thumbnails