Seguidores

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Palmadinha Fora da Lei



O presidente Lula assonouum projeto de lei que modifica ao Estatuto da Criança e do adolescente em seu artigo 18. PElo novo texto, fica vedado aos pais usar castigos corporais de qualquer tipo na educação dos filhos. Um parágrafo define o castigo corporal como " AÇÃO DE NATUREZA DISCIPLINAR OU PUNITIVA COM O USO DE FORÇA FÍSICA QUE RESULTE EM DOR OU LESÃOÀ CRIANÇA OU ADOLESCENTE".De acordo com a nova lei, que precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional, o pai ou mãe que que der uma palmada na mão do filho que insiste em enfiar o dedo na tomada elétrica poderá se sujeitar a penas que variam da advertência à obrigatoriedade de se submeter a acompanhamento psicológico ou programas de orientação à família.
A intenção é boa, mas a nova lei antipalmada leanta uma série de questionamentos de oredem legal e cultural.
De acordo com a pscicóloga mArilia Lipp, professora da Pontíficia Universidade Católica de Campinas, o castigo físico aceitável e educaivo é aquele que não machuca, apenas estabelece uma comunicação imediata e põe a criança em estado de alerta para entender o que é certo.
BELISCÕES, PUXÕES DE ORELHA ou surras de cinto são inadequados.( Eu já usei desses métodos com minha filha e não sabia os males que poderia trazer para seu desenvolvimento, mas embora errada sei que não fiz nada para agredir ou deixar marcar, como fica palavras depreciativas ditas em tom educado ou gestos que denotam desinteresse ou desdém... esses sim podem deixar cicatrizes mais profundas que um castigo físico.)
O fato é que não sou favor a favor da agressão, mas sim da correção!!

Esta na biblía:  CORREÇÃO


  1. Ouve o conselho e recebe a correção, para que sejas sábio nos teus últimos dias. Provérbios 19:20
  2. Filho meu, não rejeites a correção do SENHOR, nem te enojes da sua repreensão.
    Provérbios 3:11
  3. Porque o mandamento é uma lâmpada, e a lei, uma luz, e as repreensões da correção são o caminho da vida, Provérbios 6:23
  4. Ouvi, filhos, a correção do pai e estai atentos para conhecerdes a prudência. Provérbios 4:1
  5. E, na verdade, toda correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas, depois, produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela. Hebreus 12:11
Entre outros versículos.

Sem falar que essa lei pode ser usada contra um cidadão. Por um filho rebelde ou servir de motivo de vingança para aquelas pessoas que rixosas. (Sei bem disso) Aprendi cuidar dos meus filhos sozinha (apenas me baseando na educaçõ que recebi em casa) Não fiz curso de mães, não cuido do filho dos outros,nunca tinha lido nada sobre ciranças. Hoje sou mãe, educadora, serva do Senhor, e futura pedagoga, tenho estudado muito sobre crianças e a mente humana, sei que serei uma mãe melhor, a cada leitura. A leitura transforma as pessoas. Que Deus esteja a frente dessa lei para que seja tomada a melhor decisão! E que cada um cuide de seus filhos de maneira que quando sejam "grandes" possam ter orgulho da educaçõ que recebeu.

Fiz a leitura da revista Veja edição Julho de 2010 sobre o assunto!

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails