Período 08 de agosto a 17de setembro de 2011 – III Unidade – Ecológico e Social
Série:Maternal
· Educadoras: Áurea Medeiros e Tatiana Andrade
· Disciplinas envolvidas: Todas as disciplinas
Apresentação: De acordo com o filósofo Leonardo Boff, o cuidado é uma "essência do humano" e se apresenta como uma possibilidade numa nova relação entre o ser humano e a natureza. Neste trabalho, esta essência está sempre presente, pois, na horta, temos que cuidar das plantas, da terra, dos animais, da água, do ar e de tudo que nela aparece.Contribuindo assim para uma geração mais consciente e ecologicamente correta.
Justificativa: A escola é um ambiente onde se geram muitos resíduos que são descartados sem nenhum preparo e esse fato confronta com aquilo que tentamos ensinar a nossas crianças no que diz respeito à educação ambiental, já que a educação muitas vezes vem da observância dos exemplos que nos cercam.
R Resgatar o plantio da horta doméstica, através de uma proposta política pedagógica do construtivismo, pretendemos com esse projeto estimular nas crianças e nos pais, uma consciência para melhorar qualidade da alimentação de nossos alunos e ao mesmo tempo a mudança de hábitos e gostos alimentares, Além de contribuir para a redução de resíduos orgânicos gerados na cozinha.
· Objetivos específicos:
· Construir uma horta sustentável;
· Solicitar que os pais construam com os filhos uma horta sustentável de apartamento;
· Contribuir para a diminuição dos resíduos orgânicos
· Plantar, colher e realizar oficinas gastronômicas, estimulando uma alimentação de qualidade e incentivando mudança de hábitos alimentares, com dicas de uma Nutricionista, Gastrônomo e Engenheira Agrônoma.
· Confeccionar, um livro de receitas: Guia da Criança sustentável. Com as dicas de profissionais já citados.
· Visitar uma horta ou Ceasa.
· Higiene dos alimentos.
Produto Final:
No dia 17 de setembro, realizaremos a exposição dos trabalhos realizados no decorrer do projeto, os alunos poderão demonstrar o que aprenderam através de aulas realizadas em um ambiente construtivista onde os pequenos conduziram o próprio aprendizado e aos professores coube acompanhar o processo e detectar o modo particular de cada um manifestar seu potencial, como sugeria Maria Montessori. Respeitando o estágio de desenvolvimento cognitivo de cada criança, e contribuindo para um maior aprendizado e assim mais desenvolvimento como crianças atentas e ativas segundo as teorias de Piaget e Vygostsky.
(Pessoal este Projeto foi elaborado a partir de outros encontrado na internet com grifos meus.)
(Pessoal este Projeto foi elaborado a partir de outros encontrado na internet com grifos meus.)
1 comentários:
Passando para te desejar uma ótima semana!!!!
Beijos!!
Postar um comentário