A culminância do Projeto foi em Ritmo de Carnaval (Não estou mais em uma escola cristã protestante). Tentamos fazer um dia onde as crianças demonstrassem o que aprenderam, mais a cultura carnavalesca.
Fiz uma paródia sobre o semáforo:
Ritmo: Ó abre alas!
Se estiver verde eu posso passar!!!!
Se ficar amarelo tenho que me ligar...
Vai fica vermelho e temos que parar...(2x)
Parar, parar, parar, Pará-rá-rá e acidentes evitar (2x)
Marinheiro pequenino, bebeu água e foi deitar.
Acordou todo assustado, sua cama era o mar!
(Parlenda)
Agradeço todos os elogios como mãe dedicada!Coruja não!!
(A coruja é o símbolo da sabedoria, e tbm do meu curso. Mas não gosto da expressão mãe coruja, nem da fábula. Mães precisam reconhecer os filhos que tem! E e eu sou assim!!)
• Apresentação:
O homem sempre teve necessidade de se deslocar de um lugar a outro em busca de alimentos, outros bens e serviços essenciais para sua vida. Sabendo do importante papel transformador da sociedade que a Escola e a Educação possuem, nos últimos anos, dentro das Políticas Educacionais o “trânsito” tem sido abordado como um tema transversal para colaborar na formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis, refletindo assim na solução desses problemas.
• Justificativa:
Desenvolver os valores essenciais à vida e à convivência socialmente justa por meio da Educação e do Ensino para o Trânsito. Também tem como objetivo levar ao entendimento dos alunos, a importância e a relevante prática que se faz necessária no bom relacionamento de todos os cidadãos que fazem parte do trânsito, bem como a devida e indispensável atenção e respeito, para que haja a harmonia tão almejada, os bons hábitos e as atitudes adequadas. Sinalizando principalmente a segurança dos passageiros pequenos com o uso conscientes a cadeirinha e bebê conforto.
• Objetivo geral:
Os alunos do maternal poderão compreender através deste projeto que a roda está muito presente em nosso dia-a-dia. E que a roda do carro do papai, poderá ser comparada com os biscoitos do seu lanche e assim relacionar outros objetos a essa forma geométrica. Como também desenvolver atitudes de responsabilidade com o trânsito. A conscientização do o uso da cadeirinha para segurança das crianças.
• Objetivos específicos:
• Identificar a Educação para o Trânsito como fator de segurança pessoal e coletiva;
• Trabalhar as virtudes importantes na vida em sociedade, tais como: paciência, tolerância, responsabilidade, coleguismo, humildade etc.
• Observar o movimento de pessoas dentro da Escola;
• Desenvolver a atenção e a percepção, aplicando-as à obediência à sinalização de trânsito;
• Registrar comportamentos dos motoristas e pedestres nas vias públicas
• Motivar a reflexão das ações praticadas no trânsito, buscando mudanças positivas.
Metodologia (registro das atividades a serem desenvolvidas no planejamento diário)
-leitura não convencional de textos informativos variados;
- filmes sobre o tema;
- pesquisas;
- entrevistas;
-Músicas;
- consultas às informações sobre o tema;
- criar e desenvolver power point;
- realizar passeio com velocípedes
- gincanas;
- painéis sobre trânsito;
- Aprender e decifrar algumas unidades usadas nas placas de sinalização.
Recursos Utilizados:
• Aparelho de DVD,
• TV
• Filmes de DVD,
• Aparelho de som portátil,
• CD's diversos,
• Máquina fotográfica digital.
Produto Final (registro do fechamento do projeto)
A avaliação do “Obre Rodas” se dará durante todo o processo pedagógico, de maneira que a educadora possam obter informações e dados indicativos do aprendizado que pode ser medido através da participação, interesse, entusiasmo e desenvolvimento das práticas.
Referência (fonte de pesquisa).
http://www.colmagno.com.br/
http://www.detran.ba.gov.br/
http://recantodasletras.uol.com.br/
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